(41) 3667-4872

Estrutura Pessoal

Equipe:

  • Responsável técnica: RT Irmã Leiriani Cesco
  • Coordenadora técnica/Enfermeira: Désirée Rangel de Mello Gemba - COREN/PR 544.022
  • Médico Geriatra: Dr. Kleber Xavier – CRM 22761
  • Nutricionista: Esp. Flávia Cristina Severo Grando – CRN 8-5761 / Sara Giovana Carneiro Silva  CRN8- 12346/P
  • Terapeuta Ocupacional: Fernanda da Luz Menosse – CREFITO 20746-TO
  • Administração: Esp. José Vaslanv Viana de Oliveira – CRA 7103
  • Terceirizados: fisioterapia, psicologia, emergência médica e remoção – Eco Salva.
  • Equipe Interdisciplinar: médico geriatra, enfermeira, nutricionistas, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, administrador, religiosas.

Um pouco das atividades da equipe…
Medicina: avaliação de admissão; avaliação semestral do grau de funcionalidade; atendimento de queixas informadas pela enfermagem e/ou demais profissionais; prescrições médicas necessárias. Presente na instituição 2x na semana, 5h/semanais.

Enfermagem: atendimento de queixas dos hóspedes; agendamento para a avaliação do médico geriatra; gestão e supervisão de medicamentos prescritos pelo médico; cuidados gerais de enfermagem, como aferição de sinais vitais, curativos, orientações, treinamentos; avaliação do quadro geral em casos de urgência e emergência; realização de primeiros socorros; supervisão do registro de eliminações fisiológicas; supervisão do registro de intercorrências; supervisão do quadro de cuidadoras; planejamento, elaboração e execução de protocolos técnicos pertinentes à área; elaboração e monitoramento de indicadores de qualidade pertinentes a área; supervisão de estagiários de enfermagem e/ou técnico em enfermagem. Presente na instituição 36h/semanais.     

Nutrição: As atividades são desenvolvidas por duas nutricionistas, com enfoque na Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) e na Nutrição clinica, sendo realizado: Avaliação nutricional de admissão e periódica; planejamento dietoterápico; prescrição nutricional; elaboração de cardápios adequados às necessidades nutricionais; cálculo do valor nutritivo das refeições; gerenciamento da Unidade de Alimentação e Nutrição; supervisão das atividades de seleção, compra e armazenamento de alimentos; treinamento para a equipe de cozinha; supervisão de processos de qualidade higiênico sanitária; práticas de educação alimentar; oficina de culinária em parceria com a terapia ocupacional; organização de eventos; planejamento, elaboração e execução de protocolos técnicos pertinentes a área, manual de boas práticas e procedimento operacional padronizado; supervisão do quadro de cozinha/copa; elaboração e monitoramento de indicadores de qualidade pertinentes a área; supervisão de estagiários de nutrição; desenvolvimento de estudos e pesquisas cientificas na área de atuação. Presente na instituição, um total de 32h/semanais.    

Terapia Ocupacional: busca estimular/manter a independência, promover a interação social, estimular a participação e envolvimento nas diversas atividades do cotidiano (atividades da vida diária, lazer, atividades produtivas…) e trabalhar direta e indiretamente o enfrentamento das consequências e restrições do envelhecimento, de forma a proporcionar bem estar e qualidade de vida. Para isso: realiza avaliação de desempenho ocupacional, independência e qualidade de vida; elabora a programação de atividades diárias do Lar Adelaide; coordena atividades grupais; colabora na organização de passeios e eventos; realiza supervisão de estagiários de terapia ocupacional; realiza atendimentos individuais; entre outras atividades. Presente na instituição 30h/semanais.     

Fisioterapia (Terceirizado): os atendimentos de fisioterapia são prestados nas dependências da instituição na sala de cinesioterapia, de forma terceirizada; atendimento individual ou em grupo, conforme necessidade; com recomendação médica e/ou a pedido dos familiares. Os atendimentos visão a recuperação/manutenção do fortalecimento muscular, amplitude de movimentos, analgesia, atividade física, equilíbrio e recuperação/manutenção da marcha. Presente na instituição 5x na semana.

Administração: realização do contrato de prestação de serviço, entre a instituição e o responsável pelo hóspede; administração financeira e de pessoas, a fim de garantir o bom andamento das atividades prestadas pela instituição, visando sempre o cumprimento do estatuto do idoso.    

Religiosas: coordenação e direção da instituição, a fim de garantir o bom andamento das atividades, realizadas pela equipe, visando um ambiente agradável e acolhedor ao hóspede. Além de atividades religiosas diversas. Residem na instituição.     

Equipe de atenção e cuidado: Técnica em enfermagem, cuidadoras de idosos, copeiras, cozinheiras, auxiliar de cozinha, auxiliares de serviços gerais, vigia.

Lar Adelaide Weiss Scarpa

QUEM SOMOS

O LAR ADELAIDE WEISS SCARPA, pertence à Fundação Weiss Scarpa e é administrado pelas Irmãs da Copiosa Redenção. A casa tem capacidade para atender aproximadamente 35 (trinta e cinco) idosos com atendimento médico, equipe de enfermagem, nutrição, terapia ocupacional e fisioterapia. A finalidade do Lar é dar atendimento integral e qualidade de vida para pessoas idosas a partir de 60 anos, preservando a interação com a família.

CONTATO

GESTÃO