Blog
11/08/2022
Quais os cuidados com a saúde necessários para a pessoa idosa?
Envelhecer é uma verdadeira bênção. No entanto, uma vida longa exige uma atenção especial, sobretudo com o bem-estar e a qualidade de vida. Quem tem um idoso em casa conhece a necessidade dos cuidados com a saúde dessa pessoa.
Na mensagem para o Dia dos Avós de 2022, o Papa Francisco nos fala sobre os idosos darem fruto mesmo na velhice e o quanto suas vidas importam. O pontífice diz que “os idosos não são proscritos de quem se deve estar à larga, mas sinais vivos da benevolência de Deus que efunde a vida em abundância”.
Ou seja, são vidas valiosas e a terceira idade é um tempo precioso, de graças e ensinamentos para eles e para quem está perto. No entanto, a velhice precisa ser vivida com qualidade de vida, bem-estar e alegria.
Logo, o primeiro passo para oferecer tudo isso é cuidando da saúde, atendendo as necessidades e valorizando as particularidades de cada um. Há algumas maneiras de fazer isso de forma mais prática.
A importância dos cuidados com a saúde do idoso
Nós sabemos que com o passar dos anos vamos ficando mais vulneráveis e nossa saúde vai se degradando. Nosso corpo e nossa mente se enfraquecem. Caminhos que antes eram percorridos em 2 minutos, agora precisam de 5, além de muitas outras mudanças que vão acontecendo em nossa vida e em nosso corpo.
Porém, apesar de comum, podemos fazer com que isso seja minimizado. É possível que a pessoa viva a terceira idade com saúde, alegria, disposição e que esse realmente seja um tempo de muitos frutos, como nos lembra o Papa Francisco.
Portanto, é tão importante darmos a devida atenção para esse assunto. A seguir queremos sugerir alguns cuidados que podem transformar a terceira idade do seu parente idoso.
Respeite a individualidade do idoso
Nós sabemos que quando uma pessoa envelhece ela precisa de cuidados especiais, de atenção e quase de um segurança 24h. No entanto, a superproteção pode prejudicar a saúde emocional do idoso.
Imagine só, você trabalhou durante anos, foi responsável por uma casa, uma família e deu conta de tudo. E, então, de uma hora para a outra, alguém não te deixa mais tomar suas decisões, nem fazer algo que você costumava fazer diariamente e suas decisões e vontades não são mais respeitadas. É um choque, não é mesmo?
Pois é, os idosos se sentem frustrados com isso e não é à toa. Portanto, respeite os seus avós, pais ou tios. Permita que eles realizem coisas e valorize suas opiniões, incentive as ações. Ainda que precise de mais atenção e cuidado, eles merecem isso.
Os cuidados com a saúde: corpo e mente
A alimentação balanceada, a prática de atividades físicas e o cuidado com a saúde mental são essenciais em qualquer fase da vida, especialmente na velhice.
São áreas que não podemos ignorar, pois tudo fica mais frágil nessa época. Então, incentive que a pessoa idosa da sua família se movimente, faça consultas regulares com médicos e cuide da saúde mental.
Nessa idade, os sintomas de doenças mentais podem ser facilmente confundidos com tristeza do dia a dia, cansaço ou apenas um sintoma da velhice. Esteja atento, cuide com mudanças de humor e com pensamentos negativos.
Os laços sociais e a presença da família
É na terceira idade que o sentimento de solidão se torna mais forte e frequente. Especialmente porque muitos idosos se isolam e não mantêm mais nenhum tipo de interação social, não saem de casa, não vão à igreja, ficam sem amigos e a família está sempre ocupada demais com as obrigações.
O problema é que a solidão pode ser prejudicial para a saúde dos idosos, principalmente para aqueles que estão com sua mobilidade deteriorada.
Para cuidar disso, reserve sempre um tempo para fazer com que esse idoso se sinta querido e amado. Converse com ele e, se possível, leve-o para passear, incentive as amizades. Uma alternativa é procurar clubes de idosos, assim ele pode conviver com outras pessoas que estão passando pelo mesmo.
Espiritualidade também é um cuidado com a saúde
É comprovado que um idoso com fé e uma espiritualidade viva e fortalecida passa pela velhice de forma mais saudável e tranquila.
Portanto, incentive a oração, a participação nas Missas e encontros da Igreja. Os idosos com fé e Deus no coração podem fazer uma revolução da ternura no mundo, como diz o Papa Francisco em sua mensagem do Dia dos Avós.
Mantenha os idosos em segurança
É importante que os idosos estejam seguros. Ou seja, que eles possam andar pela casa sem perigo de cair e se machucar. Mas estar seguro também é se sentir confortável em casa, em meio às pessoas, ter carinho, ter cuidado e amor.
Caso a segurança do idoso esteja em risco, talvez seja a hora de pensar em levá-lo para outro lugar, como um Lar onde ele possa receber todos os cuidados para a sua saúde e bem-estar.
Por fim…
Para concluir, queremos salientar que ser saudável não diz respeito apenas a ausência de doenças, mas trata-se também do equilíbrio entre saúde física, mental e social. Por isso, todos esses pontos apresentados são tão fundamentais e merecem atenção.
Valorize o seu familiar idoso, coloque em prática os cuidados com a saúde dele e ofereça o melhor que você puder. Aprofunde-se mais nesse cuidado e atenção lendo outros artigos em nosso site.
Blog
28 de fevereiro de 2023
A jornada da mente: lidando com depressão, ansiedade e demência na terceira idade
28 de fevereiro de 2023
Mente sã, corpo são: cuidando da saúde mental do idoso
28 de fevereiro de 2023
Atenção e acolhimento: garantindo o bem-estar e a dignidade dos idosos
28 de fevereiro de 2023