Estrutura profissional

Medicina: avaliação de admissão; avaliação semestral do grau de funcionalidade; atendimento de queixas informadas pela enfermagem e/ou demais profissionais; prescrições médicas necessárias. Presente na instituição 2x na semana, 5h/semanais.


Enfermagem: atendimento de queixas dos hóspedes; agendamento para a avaliação do médico geriatra; gestão e supervisão de medicamentos prescritos pelo médico; cuidados gerais de enfermagem, como aferição de sinais vitais, curativos, orientações, treinamentos; avaliação do quadro geral em casos de urgência e emergência; realização de primeiros socorros; supervisão do registro de eliminações fisiológicas; supervisão do registro de intercorrências; supervisão do quadro de cuidadoras; planejamento, elaboração e execução de protocolos técnicos pertinentes à área; elaboração e monitoramento de indicadores de qualidade pertinentes a área; supervisão de estagiários de enfermagem e/ou técnico em enfermagem. Presente na instituição 36h/semanais.   


Nutrição: As atividades são desenvolvidas por duas nutricionistas, com enfoque na Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) e na Nutrição clinica, sendo realizado: Avaliação nutricional de admissão e periódica; planejamento dietoterápico; prescrição nutricional; elaboração de cardápios adequados às necessidades nutricionais; cálculo do valor nutritivo das refeições; gerenciamento da Unidade de Alimentação e Nutrição; supervisão das atividades de seleção, compra e armazenamento de alimentos; treinamento para a equipe de cozinha; supervisão de processos de qualidade higiênico sanitária; práticas de educação alimentar; oficina de culinária em parceria com a terapia ocupacional; organização de eventos; planejamento, elaboração e execução de protocolos técnicos pertinentes a área, manual de boas práticas e procedimento operacional padronizado; supervisão do quadro de cozinha/copa; elaboração e monitoramento de indicadores de qualidade pertinentes a área; supervisão de estagiários de nutrição; desenvolvimento de estudos e pesquisas cientificas na área de atuação. Presente na instituição, um total de 32h/semanais.    


Terapia Ocupacional: busca estimular/manter a independência, promover a interação social, estimular a participação e envolvimento nas diversas atividades do cotidiano (atividades da vida diária, lazer, atividades produtivas…) e trabalhar direta e indiretamente o enfrentamento das consequências e restrições do envelhecimento, de forma a proporcionar bem estar e qualidade de vida. Para isso: realiza avaliação de desempenho ocupacional, independência e qualidade de vida; elabora a programação de atividades diárias do Lar Adelaide; coordena atividades grupais; colabora na organização de passeios e eventos; realiza supervisão de estagiários de terapia ocupacional; realiza atendimentos individuais; entre outras atividades. Presente na instituição 30h/semanais.


Fisioterapia (Terceirizado): os atendimentos de fisioterapia são prestados nas dependências da instituição na sala de cinesioterapia, de forma terceirizada; atendimento individual ou em grupo, conforme necessidade; com recomendação médica e/ou a pedido dos familiares. Os atendimentos visão a recuperação/manutenção do fortalecimento muscular, amplitude de movimentos, analgesia, atividade física, equilíbrio e recuperação/manutenção da marcha. Presente na instituição 5x na semana.



Administração: realização do contrato de prestação de serviço, entre a instituição e o responsável pelo hóspede; administração financeira e de pessoas, a fim de garantir o bom andamento das atividades prestadas pela instituição, visando sempre o cumprimento do estatuto do idoso.    


Religiosas: coordenação e direção da instituição, a fim de garantir o bom andamento das atividades, realizadas pela equipe, visando um ambiente agradável e acolhedor ao hóspede. Além de atividades religiosas diversas. Residem na instituição.     


Equipe de atenção e cuidado: Técnica em enfermagem, cuidadoras de idosos, copeiras, cozinheiras, auxiliar de cozinha, auxiliares de serviços gerais, vigia.