Blog
12/05/2023
Quando chega a terceira idade no ambiente familiar
É fato que a família é muito importante para toda e qualquer pessoa, ainda mais para alguém que está na terceira idade. Aliás, as necessidades do idoso são diferentes e cabe aos outros membros da família compreender essa nova fase.
Bem como, as transformações na vida do idoso com o envelhecimento, ou seja, suas fraquezas recém adquiridas e suas virtudes conquistadas ao longo de anos.
Em outras palavras, a família precisa se organizar quando um dos membros entra na terceira idade e começa a lidar com dificuldades motoras e demais limitações de saúde.
Logo, para que o idoso mantenha seu lugar no grupo familiar, tendo uma vida melhor e mais confortável, então o ambiente familiar deve se adaptar. E, com isso, atender a essas mudanças na terceira idade.
Quer saber mais sobre como organizar o ambiente familiar para também atender ao idoso? Continue sua leitura!
Um ambiente de qualidade na terceira idade
Na terceira idade todo o corpo fica mais frágil, e se não houver preocupações para garantir uma boa adaptação às suas necessidades os acidentes ficam mais suscetíveis de acontecer.
Uma vez já mostramos o que Papa Francisco disse no seu twitter e vamos enfatizar novamente o que foi dito: que os idosos devem ser cuidados como tesouros da humanidade.
Nesse sentido, implica dizer que também é necessário ter um ambiente mais confortável e seguro. É importante nos movimentar bem na terceira idade. Além disso, prevenir as lesões no dia a dia, lidar com as dificuldades motoras e demais limitações físicas.
Contudo, como proporcionar um ambiente para que na terceira idade a vida continue normalmente, com a sua rotina e ainda mantenha sua autonomia sem riscos?
Então, pensando nisso, vamos deixar algumas dicas abaixo!
Dicas para lidar com as dificuldades motoras na terceira idade
Você sabia que 70% dos acidentes envolvendo pessoas acima de 60 anos acontecem dentro de suas próprias casas (cf. Casa Vogue, 21/11/2019).
Seja como for, na velhice, um tombo é algo extremamente prejudicial, resultando em fraturas graves e uma das maiores causas de hospitalização na terceira idade.
Devemos ficar sempre atentos e evitar tudo aquilo que possa causar uma queda, como escadas, móveis soltos e etc. E existem várias formas de adaptar a casa para os idosos e proporcionar segurança em todos os ambientes (cf. layout com, 09/05/2021).
Veja o que você pode fazer para lidar com as limitações motoras próprios da terceira idade e proporcionar segurança com adaptações em todos os ambientes da casa:
- Barras de apoio;
- Móveis fixados ao chão e/ou firmes;
- Cadeiras, poltronas e sofás na altura dos pés ao chão;
- Exclua os tapetes, pois são o principal vilão de escorregões e quedas;
- Extrema atenção aos pisos, escadas e locais de desníveis e difícil acesso, como corredores e áreas externas;
- E mantenha uma boa iluminação em todos os ambientes.
Portanto, a casa precisa proporcionar um ambiente seguro e bom para a saúde do idoso. E isso pode ser alcançado adotando algumas medidas quando um dos membros entra na terceira idade e começa a lidar com as dificuldades motoras.
Leia também: Como garantir o envelhecimento e a saúde da pessoa idosa?
Entenda o importante papel da família na terceira idade
É comum que todos comecem a encarar algumas dificuldades e limitações ao longo da terceira idade. De tal forma que, ao longo do envelhecimento, é onde aparecem os problemas de saúde física e emocional, como a depressão.
No entanto, seja para melhorar a saúde física e, até mesmo a mental, a família tem um papel fundamental em todo esse período. Principalmente quando se trata dos sentimentos de solidão.
Leia também: Os cuidados com os idosos não tira férias
E, assim, com todas as adaptações acima, o ambiente familiar também precisa proporcionar e se adaptar para acolher melhor a pessoa idosa. Até mesmo quando há, infelizmente, algum tipo de desacordo familiar entre pais e filhos.
É muito importante observar o idoso, se ele costumava ser uma pessoa agitada, ou animada e de repente se tornou cabisbaixo e desanimado. O melhor a se fazer é investigar o motivo da mudança.
Um lugar acolhedor não é feito somente de adaptações seguras e confortáveis para atender as necessidades e limitações motoras e de saúde, mas também de um ambiente com relacionamento saudável e contato social.
A espiritualidade também importa para a saúde da pessoa que alcançou a terceira idade.
O papel do Lar de Idosos é ser um bom aliado às famílias
Em primeiro lugar, assim como no ambiente familiar, uma casa de repouso precisa considerar o bem-estar e a qualidade de vida da pessoa idosa. Talvez mais, devido à confiança delegada.
Afinal de contas, quando um familiar atinge a terceira idade, as exigências de atenção e cuidados triplicam e, se em casa podemos acabar falhando, então temos lugares para acolher nosso ente querido com o mesmo amor que eles teriam em casa.
Com médicos, fisioterapia, alimentação adequada e a possibilidade de conviver e construir relacionamentos com outras pessoas da mesma idade.
A finalidade é dar atendimento integral e qualidade de vida para pessoas idosas a partir de 60 anos, preservando a interação com a família.
Se você já tomou sua decisão e quer oferecer qualidade de vida para seu familiar idoso com o nosso Lar Adelaide Weiss Scarpa, CLIQUE AQUI E ENTRE EM CONTATO CONOSCO ATRAVÉS DO FORMULÁRIO.
Blog
28 de fevereiro de 2023
A jornada da mente: lidando com depressão, ansiedade e demência na terceira idade
28 de fevereiro de 2023
Mente sã, corpo são: cuidando da saúde mental do idoso
28 de fevereiro de 2023
Atenção e acolhimento: garantindo o bem-estar e a dignidade dos idosos
28 de fevereiro de 2023