Blog
22/09/2023
Por que investir em um lar de idosos particular?
Viver em um lar de idosos ainda diverge opiniões e continua sendo um assunto rejeitado por muitos, da terceira idade e até mesmo por seus familiares.
Mas não é de se estranhar, pois muitos locais que se intitulam como um lar de idosos não oferecem a qualidade de vida da qual a terceira idade tanto necessita.
Um verdadeiro lar precisa oferecer uma estrutura adequada e uma assistência comprometida com a saúde integral de cada um deles.
Não basta apenas abrigar, mas faz-se necessário cuidar e zelar pelo bem estar físico, mental e até mesmo espiritual.
Vamos entender mais sobre o direito dos idosos ao cuidado e a diferença entre lares públicos e lares privados? Garantimos que esse conteúdo é muito importante e te esclarecerá muitas dúvidas.
Uma digna moradia para os Idosos
É do conhecimento de todos que eles possuem direitos e necessitam de cuidados especiais, até mesmo aqueles que não enfrentam enfermidades graves ou grandes comprometimentos fisiológicos.
Isso porque quando se trata da terceira idade devemos agir também com a prevenção, buscando sempre promover a saúde ao máximo, para que se viva uma velhice da melhor forma possível. Por exemplo, você sabia que é direito do idoso um lar adequado e cuidados que atendam às suas necessidades?
De acordo com Estatuto do Idoso Lei 10.741/2003, no artigo 37, todos os idosos têm direito a uma digna moradia, preferencialmente com sua própria família, ou, desacompanhado, em estabelecimento público ou particular.
Dessa forma, devemos oferecer a eles uma boa assistência e, quando não nos for possível tal ação, busquemos junto aos órgãos públicos competentes ou instituições privadas de qualidade.
De toda maneira, lembremos que a terceira idade requer atenções específicas e, em muitos casos, atendimento personalizado. Pois somente isso garantirá uma assistência completa e de qualidade.
Existem diferenças entre lares públicos e lares privados?
Sim! Existem diferenças entre lares públicos e privados, principalmente quanto a personalização da assistência dada ao idoso.
Um lar de idosos da rede pública deve atender as necessidades, fornecendo moradia digna e assistência médica. Embora saibamos que, infelizmente, não são todos os que de fato se comprometem com a saúde integral da pessoa idosa.
Ainda assim, nos lares públicos o idoso não paga por sua estadia e pelos atendimentos médicos que utilizar. Contudo, para ter acesso a essas instituições gratuitas, é necessário fazer uma solicitação de serviços de assistência social ou políticas públicas setoriais, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), do Ministério Público ou do Poder Judiciário.
Em seguida, será feito um processo de triagem, onde, tanto o idoso quanto seus familiares, serão entrevistados pela Secretaria de Assistência Social. A situação econômica e de saúde, bem como, o desejo da pessoa idosa em morar no asilo público será levada em consideração nessa entrevista.
Por sua vez, nos lares privados, também chamados de Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) encontramos moradias com uma estrutura mais completa e tratamentos personalizados.
As atividades oferecidas também são mais abrangentes e variam de instituição para instituição, mas em geral promovem e estimulam o desenvolvimento cognitivo e o convívio social.
Esses novos lares particulares trazem um conceito mais moderno e quebram aquela imagem que os antigos asilos deixaram: de solidão e descaso. Dessa forma, aqueles que optam ou necessitam de um lar de idosos privado, garantem uma excelente condição para viver com altíssima qualidade na terceira idade.
No Lar Adelaide nós oferecemos tudo o que ele necessita para que ele possa viver com segurança e alegria a fase mais madura de sua vida.
Leia mais:
Como saber qual melhor lar de idosos?
Como cultivar a amizade entre avós e netos?
5 dicas que toda família que possui idosos precisa seguir
Vantagens de investir em um lar de idosos particular
Não precisar entrar em uma lista de espera longa e passar por triagens demoradas é a grande diferença que encontramos quando optamos por um lar de idosos privado, além de contar com características como:
- Quarto privativo;
- Cuidados pessoais (incluindo curativos, banho e assistência higiênica);
- Atendimento de emergência 24 horas;
- Serviços de lavanderia;
- Nutrição especializada de acordo com as necessidades do idoso;
- Visita familiar sem restrição;
- Monitoramento frequente de medicação;
- Atividades sociais e recreativas.
No Lar Adelaide, por exemplo, oferecemos tudo isso e muitos outros serviços que o idoso necessita, para que ele possa viver com qualidade e segurança.
Além disso, nossa missão é cuidar dos idosos com zelo e amor, expressando o amor de Deus para cada um dos nossos hóspedes.
Comece um relacionamento profundo com Deus – Conheça os nossos materiais gratuitos!
Lar Adelaide Weiss Scarpa: dignidade e espiritualidade
O Lar Adelaide Weiss Scarpa acolhe pessoas acima de 60 anos e oferece a calmaria de envelhecer com amor, alegria e a misericórdia de Deus. Todos os hóspedes – assim como são chamados carinhosamente – são respeitados e queridos.
Nosso intuito é fazer com que nossos hóspedes se sintam verdadeiramente em casa, para isso contamos com algumas ações. Por exemplo, os familiares são incentivados a trazer sempre fotos e objetos pessoais para decorar o quarto.
Há muitos valores e princípios no Lar Adelaide, questões que acreditamos contribuir imensamente para a qualidade de vida do idoso e para uma velhice feliz e tranquila.
Quando se trata de um Lar para a terceira idade é primordial que eles e/ou familiares atentem para as necessidades e atendimento desejados antes de tomar uma decisão, levando sempre em consideração a dignidade e qualidade de vida necessária na terceira idade.
Portanto, se você gostou do conteúdo, nos acompanhe nas redes sociais pelo nosso Instagram (@laradelaideweissscarpa) e conheça o nosso lar de idosos, que transborda amor e esperança.
Blog
28 de fevereiro de 2023
A jornada da mente: lidando com depressão, ansiedade e demência na terceira idade
28 de fevereiro de 2023
Mente sã, corpo são: cuidando da saúde mental do idoso
28 de fevereiro de 2023
Atenção e acolhimento: garantindo o bem-estar e a dignidade dos idosos
28 de fevereiro de 2023