Blog
28/12/2023
A importância de um profissional na educação física para idosos
Deveria ser sempre lembrado que a educação física para idosos é uma prática indispensável. É através dela que o idoso alcança uma melhor qualidade de vida, prevenindo diversas patologias de ordem física mas também psicológica.
Pois bem, se a prática da educação física tem sua importância na terceira idade, tão importante quanto é o profissional que a prescreve. Pois, como muitos já sabem, o exercício físico é necessário, mas precisa ser prescrito da forma correta.
Dessa maneira, o profissional de educação física alcança resultados bastante significativos para todo idoso que busca uma melhor qualidade de vida.
Esse profissional capacitado, portanto, tem um papel fundamental na saúde física e até mesmo psíquica na terceira idade. Pois, é através da reciprocidade saudável entre corpo e mente que se alcança maior bem-estar.
Veja mais sobre a importância de um profissional na educação física para idosos no texto abaixo.
Benefícios da educação física para idosos
Antes de tudo, vale a pena recordar a importância da educação física para idosos, que vai além de atividades que visam o desejo de torná-lo uma pessoa ativa.
A educação física na terceira idade é preventiva e corretiva. Dessa forma, toda atividade prescrita pelo educador físico alcança essas duas dimensões que permitem aos idosos alcançar a sua melhor versão na terceira idade.
Não nos enganemos, a educação física para idosos é uma prática vital. Por meio dela se garante a prevenção da perda óssea, a manutenção do tônus muscular, a melhora do sistema cardiorrespiratório, a regulação da glicemia, do colesterol e do triglicerídeos, entre outros.
Temos em nosso funcionamento humano uma problemática quando não praticamos atividade física, pois a partir dos quarenta anos começa-se a ter perda de massa muscular e óssea. E essa realidade tende a se agravar com a chegada da terceira idade. Problemas ligados à hipertensão, diabetes e obesidade também se agravam nesta fase da vida.
Dessa forma, a educação física conduzida por um profissional competente é a resposta que nos permite superar qualquer realidade limitante ligada à saúde na terceira idade.
Leia também: Por que a fisioterapia para idosos é importante
O papel do educador físico na terceira idade
Sem antes haver uma educação física para idosos, tudo pode se tornar um grande desafio. Atividades como agachar-se, levantar-se, esticar os braços e até aquelas feitas na rotina mesmo, como vestir uma roupa e pentear os cabelos, por mais simples que sejam, vão exigir muitos esforços.
Em hipótese alguma o educador físico substitui o acompanhamento médico tão necessário na terceira idade. Antes, esse profissional, busca trabalhar em conciliação com o parecer médico apresentado pelo idoso.
Dessa forma, o educador físico é aquele que tornará possível a reabilitação e prevenção que trará melhor qualidade de vida a pessoa idosa.
É também o educador físico o grande incentivador e mantenedor da busca que a pessoa idosa precisa ter para alcançar uma saúde de qualidade melhor a cada dia.
Dessa forma, o profissional de educação física traça um caminho claro e seguro de exercícios personalizados que possam ser executados pelos idosos.
O verdadeiro educador físico, acima de qualquer recompensa, se alegra ao ver o idoso capacitado a aproveitar a terceira idade da melhor forma possível.
É também objeto de seu trabalho poder ver cada idoso que está sob os seus cuidados ultrapassar limites que não existiam de fato, mas que eram consequências de uma inatividade corporal.
Os idosos, assim como as crianças, jovens e adultos, precisam lutar contra o sedentarismo. Precisam se movimentar e praticar atividades físicas. Enfim, é importante incentivar a educação física para idosos, mas sempre com a supervisão de um especialista.
Leia também: 6 hábitos para uma velhice feliz
A atividade física para idosos no Lar Adelaide
No Lar Adelaide conseguimos enxergar os grandes benefícios que a prática da atividade física gera em nossos hóspedes.
Dessa forma, buscamos a cada dia inserir em nossa rotina a atividade física conduzida por profissionais competentes, mas que, acima de tudo, se identificam com a nossa realidade.
O Lar Adelaide busca alcançar a qualidade de vida na terceira idade como um todo, pois entendemos que nossos hóspedes, por serem humanos, não podem ser tratados apenas como um corpo.
Leia também: como o Lar Adelaide transborda amor e esperança
Assim, acreditamos que tudo aquilo que buscamos melhorar em nosso exterior reflete diretamente em nosso interior, onde Deus habita. E é aí, no íntimo de nosso ser e na intimidade com Deus, onde alcançamos a verdadeira felicidade que motiva todas as nossas atitudes exteriores.
Sendo assim, a educação física para idosos em nosso Lar tem essa característica transcendente que não favorece apenas o exterior.
Por isso, nos preocupamos minuciosamente com cada educador físico que presta ou venha a prestar serviços em nossa casa, buscando sempre profissionais que não colocam apenas as mãos, mas também o coração, em tudo o que fazem.
Se você é um educador físico que se identifica e se vê alinhado às características do Lar de idosos Adelaide, e deseja colaborar com o nosso trabalho, sinta-se mais que convidado a fazer parte da nossa missão!
Image by Freepik
Blog
28 de fevereiro de 2023
A jornada da mente: lidando com depressão, ansiedade e demência na terceira idade
28 de fevereiro de 2023
Mente sã, corpo são: cuidando da saúde mental do idoso
28 de fevereiro de 2023
Atenção e acolhimento: garantindo o bem-estar e a dignidade dos idosos
28 de fevereiro de 2023