Blog

5 aprendizados de um estudante de psicologia ao cuidar de idosos

16/01/2024

5 aprendizados de um estudante de psicologia ao cuidar de idosos

Um estudante de psicologia que se dispõe a trabalhar promovendo a saúde da pessoa idosa garante grandes aprendizados.

Quando decidimos trilhar um caminho profissional, o que mais buscamos é adquirir experiência técnica para melhorar nosso currículo e nos destacar no mercado de trabalho. Mas existe algo que é bem mais valioso e que enobrece ainda mais o ofício que escolhemos: o conhecimento humano.

Dessa forma, podemos afirmar que o conhecimento humano e técnico são extremamente necessários para nos tornar um profissional melhor e mais completo.

Sendo assim, o estudante de psicologia que se decide a trabalhar com a terceira idade, sem dúvidas, obtém muito aprendizado. Pois quem melhor para nos ensinar do que aqueles que já somam grandes experiências de vida?!

Veja abaixo 5 aprendizados de um estudante de psicologia ao cuidar de idosos e como essa experiência pode enriquecer a sua vida humana e profissional.

1 – Sobre o trabalho e a transitoriedade da vida

Não há dúvidas de que um dos maiores aprendizados que adquirimos ao trabalharmos com a terceira idade é que a vida aqui nessa terra vai passar. Além disso, tudo o que fazemos aqui irá repercutir na eternidade.

Um estudante de psicologia, ao conviver com a pessoa idosa, percebe que grande dádiva é poder viver longos anos, mas que, acima de tudo, bom mesmo é vivê-los bem. Pois, se essa vida é passageira e tudo o que fazemos aqui pode nos aproximar do Céu, que saibamos viver com zelo a cada dia, buscando a saúde do corpo e da alma.

Dessa forma, não adianta nada buscarmos viver pelo trabalho, mas devemos sempre encontrar sentido em nossa profissão, buscando a sua transcendência.

2 – A profissão não diz respeito apenas a ganhar dinheiro

A terceira idade é a fase da vida que nos coloca a refletir sobre o sentido de nossa existência e daquilo que fazemos.

Todos nós, seres humanos, temos uma alma que não nos deixa nos contentarmos apenas com aquilo que é material, mas nos remete sempre àquilo que vai além deste mundo.

A pessoa idosa nos ajuda a ter a certeza de que a verdadeira realização humana não está nos grandes cargos alcançados. A verdadeira realização humana está contida no sentido que encontramos todos os dias naquilo que fazemos.

Diante disso, é comum encontrarmos pessoas frustradas naquilo que fazem, mesmo somando altas quantias de salário no final do mês. A verdadeira realização profissional se dá também por bons relacionamentos e por termos a oportunidade de fazer sempre o bem para aqueles que convivem conosco todos os dias.

Sendo assim, devemos estar sempre atentos àquilo que a nossa profissão pode nos proporcionar, principalmente na prática da caridade.

3 – O que há de mais valioso que o conhecimento técnico

O conhecimento técnico é algo que, na maioria das vezes, pode ser adquirido de forma individual e te permitirá desempenhar bem a sua função profissional na sociedade.

O estudante de psicologia, por exemplo, com as teorias e técnicas já aprendidas, pode minimizar o sofrimento de muitas pessoas, principalmente de idosos. Mas é abrindo-se ao aprendizado que a vida daquele idoso pode trazer que traz crescimento humano para quem o acompanha.

Afinal de contas, as lutas e superações de uma pessoa idosa a tornaram mestre na arte de viver. Como afirma a psicóloga Janice Velada, “(…) O intuito é dar novo sentido à vida por meio de estratégias cognitivas, desmistificando pensamentos distorcidos em relação à velhice”.

4- Faça o bem para os outros como faria para si mesmo

Poder ver o sorriso de um paciente idoso e sua alegria por ter superado uma limitação ou enfermidade não tem preço. O serviço de alguém pode até ser pago, mas um trabalho feito com amor e dedicação alcança áreas de nosso ser que nem imaginamos.

Dessa forma, à medida que o estudante de psicologia percebe os frutos do trabalho feito com amor na vida de uma pessoa idosa, deve sempre fazê-lo trilhar este caminho.

Se quisermos alcançar a excelência em nossa vida profissional e a realização como pessoa, devemos dar o nosso melhor, independentemente do que receberemos em troca.

Os nossos trabalhos devem ser o agir espontâneo de nossa vocação que nos impulsiona a contribuir com a nossa sociedade, mesmo quando houver pouca ou nenhuma recompensa.

O corpo de uma pessoa idosa com seu vigor reduzido nos faz lembrar a necessidade de fazermos sempre o bem como se fizéssemos para nós mesmos. Pois o idoso que hoje está à nossa frente e que precisa de nosso auxílio nos recorda que um dia seremos nós a necessitar de cuidados.

Diante disso, resta-nos nos perguntarmos: tratamos os outros como gostaríamos de ser tratados?

5 – Sobre resiliência

Muitos idosos, apesar de terem muitos motivos para deixar a insegurança e a tristeza comandar as suas vidas, esbanjam alegria e determinação no viver.

Diante dessa realidade, o estudante de psicologia aprenderá que as circunstâncias não devem definir o rumo de nossas vidas, mas temos nas mãos as rédeas de cada dia. É quase impossível olhar como a pessoa idosa, em sua maioria, traz consigo a esperança de um futuro melhor e não se deixar contagiar.

A esperança de quem já passou dos 60 anos parece ter uma solidez bem maior. Ela é a grande responsável em tornar a pessoa idosa resiliente e com a certeza de que o amanhã
pode trazer muitas novidades.

Leia também:

Esperança: como cultivá-la?

Como a estrutura do Lar Adelaide transborda amor e esperança?

Psicologia  e espiritualidade: Complementares no tratamento da saúde emocional

Portanto, aproximar-se da realidade de uma pessoa idosa para contribuir com a sua vida jamais será uma via de mão só. Mas na certeza de que essa etapa da vida tem muito a nos ensinar, certamente aprenderemos muito mais do que possamos ensinar.

Se você é um estudante de psicologia e pode contribuir profissionalmente com o Lar Adelaide, entre em contato conosco através do link abaixo.

ENTRE EM CONTATO

Image by Freepik