Blog
17/07/2024
Voluntariado: uma forma de desenvolver habilidades e competências
Provavelmente você já ouviu falar sobre voluntariado. Existem pessoas que se propõem a transformar a realidade e que encontram no voluntariado a chave para a cidadania. De acordo com dados da Pesquisa Voluntariado no Brasil 2021, são 54 milhões de brasileiros atuando na sociedade de maneira generosa e gratuita. E o que era, na história, esforço apenas da Igreja Católica, hoje alcança todos os segmentos da população.
Contudo, o voluntariado também pode favorecer o desenvolvimento de habilidades profissionais. Isso porque ele ajuda a conhecer trabalhos, a lidar com pessoas. E quem faz um serviço desse, pode se destacar antes mesmo de surgir uma oportunidade.
Vamos ver como funciona?
Antes de tudo, o que é exatamente o voluntariado?
De acordo com a legislação brasileira, o serviço voluntário é uma atividade não remunerada. E também é algo realizado por uma pessoa comum a uma instituição, pública ou privada, sem fins lucrativos. Ou seja, trata-se de desenvolver ações gratuitas para transformar realidades culturais, esportivas e educacionais. Ou simplesmente para promover ações assistencialistas. Mas é importante destacar que esse envolvimento não gera vínculo empregatício.
Mas para quem pratica alguma atividade dessa natureza sabe que é mais do que isso. Ser voluntário significa acreditar em sonhos, se envolver em causas importantes. E, acima de tudo, fazer a transformação da realidade dar certo. Quem realiza qualquer serviço voluntário quer agir para que as mudanças na sociedade aconteçam.
Para isso, a pessoa não mede esforços para aprender novos conhecimentos e desenvolver habilidades. Elas aprendem a lidar com público e a trabalhar em equipe. E é tudo isso que a faz ser diferente e se destacar no mercado de trabalho. Em outras palavras, o voluntariado pode ser o início de uma trajetória de sucesso em direção à realização profissional.
Entre Competências e Habilidades: oportunidades para atuar no voluntariado
Durante muito tempo, o mercado profissional deu grande importância apenas para as competências que cada trabalhador possuía: os cursos técnicos que ele participou, sua formação acadêmica, sua experiência profissional etc. Mas hoje se sabe que o sucesso de determinadas ações ou empresas não está relacionado apenas ao conhecimento técnico. Em vez disso, espera-se que o profissional de hoje tenha diferentes habilidades, além do conhecimento da sua área. E isso o ajudará a resolver os problemas profissionais.
Tudo isso muitas vezes não é ensinado dentro de sala de aula. Isso só se aprende na prática. E, nesse sentido, o trabalho voluntário é um espaço de muita oportunidade para quem está começando.
Quem entra para a atividade voluntária tem a chance de experimentar a realidade de trabalho, antes mesmo de escolher qual será sua futura profissão. O voluntário pode aprender mais diretamente algumas competências. Essas são chamadas de hard skills e são ensinadas nas universidades. E isso faz o conhecimento acadêmico ter um sentido prático e relevante.
Além disso, o voluntariado também permite que a pessoa aprenda diferentes outras habilidades. Essas são chamadas de soft skills. E são elas que são difíceis de serem ensinadas. Ou seja, é na prática que se aprende a ouvir o outro, a ter empatia, a tomar decisões, a organizar atividades em equipes, etc.
O trabalho voluntário no Lar Adelaide: pontos extras para o currículo profissional
Como falamos no início, o voluntariado é uma realidade do brasileiro. Mas, como indica a pesquisa, poucas pessoas conhecem a lei que fundamenta essa atuação. Essa lei garante o reconhecimento do serviço voluntário como experiência profissional. E é por isso que muitas entidades procuram e estimulam o serviço voluntário
O voluntariado é uma forma de capacitar mão de obra e de treinar futuros colaboradores. E é por meio dele que muitas empresas e instituições conseguem cumprir melhor suas demandas e responsabilidades. E também é por meio do serviço voluntário que elas podem atrair novas ideias e buscar novas formas de solucionar problemas.
Aqui, no Lar Adelaide, abrimos espaço para diferentes formações técnicas. Isso nos permite garantir a dignidade e o bem-estar das pessoas idosas que permanecem conosco. Mas isso não é apenas um serviço: é sobre como podemos agir para que o ambiente seja acolhedor e respeitoso. E é isso que fortalece o vínculo das famílias, que confiam a nós uma parte importante das suas histórias, que é a vida de seus idosos.
Aqui temos o desafio de conciliar o conhecimento técnico com diferentes habilidades. Afinal, cada pessoa terá características únicas, que exigirão da equipe muito empenho para realizar sua tarefa. Mas tudo isso é recompensado ao garantir respeito e amor para quem tanto doou isso ao mundo e agora está.
Se você se interessou pela causa, busca realizar algum trabalho voluntário ou simplesmente quer devolver o amor que recebeu, entre em contato conosco.
Mande uma mensagem e veja como pode participar de nossas atividades como voluntário. Ficaremos felizes de também acolher você.